A Serra do Mar e a Porção Oriental do Estado do Paraná

Organização: João José Bigarella
Secretaria de Estado do Planejamento e ADEA
Curitiba, 1978



Representação dos diferentes blocos que compoem a Serra do Mar no Estado do Paraná:



(Clique na imagem para ampliar)


Bloco-Diagrama da Serra do Mar, Litoral e primeiro e segundo planalto

Desenho de Rodolfo Doubek


(Clique na imagem para ampliar)


Representação do Maciço do Marunbi, Morretes - PR




(Clique na imagem para ampliar)


Biografia:


João José Bigarella (Curitiba, 1923)


Nascido em Curitiba (PR), filho de José João e Ottilia Schaffer Bigarella, formou-se em Ciências Químicas (1944), Química Industrial (1945) e Engenharia Química (1953). Na Química, seu trabalho dedicou-se principalmente à prospecção e análise de matéria-prima mineral para a indústria do cimento. O contínuo trabalho no campo em contato com a natureza, fez com que abandonasse o laboratório químico e se dedicasse intensamente à geologia e, mais tarde, à defesa ambiental.Ingressou no serviço público em 1945 no Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT) e pouco mais tarde no ensino superior tornando-se Catedrático de Mineralogia e Geologia Econômica da Universidade Federal do Paraná em 1956.


Colaborou na implantação de Cursos de Pós-Graduação nas Universidades Federais de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como na Universidade de São Paulo. Desde 1985 é Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Latino-Americana de Ciências. Entre 1973 e 1976 foi membro do Programa Internacional de Correlação Geológica da UNESCO - União Geológica Internacional; seu vice-presidente de 1975 a 1976.Foi membro do corpo editorial das revistas Marine Geology e Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, editadas na Holanda e da revista Catena publicada na Alemanha.


Realizou pesquisas geológicas e geográficas em vários países da América do Sul e da África, interessado principalmente nos problemas relacionados com a deriva continental.Publicou 212 trabalhos científicos no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Rússia e África do Sul).De 1974 a 1994 foi presidente da ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental) tendo sido responsável pela montagem dos Museus Ecológicos da Reserva Biológica do Cambuí (Curitiba) e de Matinhos.

.

Comentários