As árvores existentes ao longo das vias públicas integram-se às áreas verdes de uma cidade. Esta arborização propicia equilíbrio ao ambiente natural modificado. A crescente expansão e complexidade das malhas urbanas impõem o adequado planejamento e a correta implementação da arborização viária para que a população possa melhor desfrutar desses espaços. As áreas verdes ou os espaços verdes tornam-se, cada vez mais, essenciais ao planejamento urbano, cumprindo funções importantes de paisagismo, de estética, de plástica, de higiene e de beleza cênica. São, ainda, fatores que contribuem para a diminuição do “stress” da população urbana e, também, para a valorização da qualidade de vida local.
Em decorrência da diversidade de métodos e conceitos existentes, a escolha deverá dar-se em função da realidade local, das diferenças ambientais regionais, dos equipamentos urbanos existentes, das condições da administração pública para sua implantação e manejo, dentre outras. Esta publicação reúne as principais experiências no trato cotidiano da arborização viária, apontando algumas soluções práticas para os problemas verificados. Este manual, resultado da revisão de guias e trabalhos anteriores, por intermédio de criteriosa atualização, amplia uma série de informações técnicas, mas não pretende esgotar o assunto nem tampouco se constituir na derradeira forma de planejamento da arborização. Alicerçado no método que privilegia o critério do plantio de árvores adequadas aos espaços disponíveis nos logradouros públicos, busca respeitar as restrições que se apresentam, tais como calçadas estreitas, redes de energia elétrica ou outras.
O manual “Arborização Urbana Viária: Aspectos de planejamento, implantação e manejo” apresenta conceitos para planejamento, plantio, poda e condução da arborização viária, com base na metodologia adotada. Além disso, aborda aspectos de segurança no trabalho, dos instrumentais para corte e da legislação pertinente, ressaltando a importância das árvores para o ambiente urbano.
Comentários
Postar um comentário