Sem dúvida quando lembramos das ilhas do litoral do Paraná a primeira que nos vem a memória é a Ilha do Mel. Com seus 2.762 hectares tem 95% do seu território ocupado por Unidades de Conservação.
O Instituto Ambiental do Paraná – IAP é responsável pela Ilha do Mel que integra um dos mais complexos estuários da costa brasileira, coberta pela Mata Atlântica, abrigando duas Unidades de Conservação – Estação Ecológica e Parque Estadual da Ilha do Mel.
Para que serve o Controle de Acesso?
O limite diário de pessoas na Ilha do Mel pode chegar até 5 mil pessoas, de acordo com estudos da capacidade de carga.
O Controle de Acesso possibilita com maior precisão diagnosticar o número de vagas na Ilha, bem com identificar o perfil do visitante.
Objetivos do Controle na Ilha do Mel:
* Controlar a quantidade máxima de visitantes;
* Informar o número de vagas disponíveis;
* Controlar o período de permanência do visitante;
* Diagnosticar o perfil dos visitantes;
* Facilitar a administração;
* Cadastramento
O cadastro da visita e do visitante é obrigatório. Deverá ser realizado nos Terminais de Embarque de Pontal do Sul e/ou Paranaguá.
A Ilha do Mel, segundo o Instituto Ambiental do Paraná, é uma formação geológica localizada no litoral do Paraná e possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público. No ano de 1982, o serviço de patrimônio da união transferiu a administração da Ilha do Mel, por aforamento, ao estado do Paraná, gravando como cláusula condicionante a instituição de uma unidade de conservação que protegesse os seus ecossistemas naturais. Assim, cerca de 95% da superfície da ilha constitui uma estação ecológica, englobando manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas no Paraná.
Hoje há um Conselho Gestor, composto por representantes da comunidade e do poder público, que acompanha a aplicação das normas previstas no Zoneamento, tendo como coordenador executivo o Instituto Ambiental do Paraná - IAP.
São duas as unidades de conservação, que têm por objetivo a preservação do ambiente natural. O parque, além da preservação permite a visitação pública, a educação ambiental, o lazer ordenado e a pesquisa científica. A Estação Ecológica, mais restritiva, prioriza a preservação e a pesquisa científica, sendo que a visitação pública para educação ambiental só é permitida mediante a autorização expressa do IAP.
A seguir são apresentadas imagens da Ilha do Mel e Litoral do Paraná.
Fotografias: Ceusnei Simão
Praia de Encantadas, com navio ao fundo:
Pescador próximo a ponta de Nhá Pina:
A praia Grande e o Farol das Conchas, vistos do Morro do Sabão:
Por do Sol no retorno para o continente:
ILHA DO MEL - INFORMAÇÕES ÚTEIS
Antes de Ir, Confira se há Lugar
É importante que seja conferido o número de pessoas que já estão na Ilha do Mel antes da sua viagem, pois, se o limite de visitantes já tiver sido alcançado, outras pessoas ficam proibidas de entrar na Ilha. De acordo com o Plano de Uso, criado em 1982, a Ilha do Mel tem o limite de cinco mil pessoas.
Os terminais de embarque, em Pontal do Sul e Paranaguá, controlam o fluxo de turistas na Ilha diariamente.
Saiba mais sobre o Controle de Acesso
Distância e Tempo Aproximado de Caminhada:
Brasília - Encantadas: 4,8 km / 2h30 Brasília - Farol: 1,6 km / 30min Brasília - Fortaleza: 4km / 1h Encantadas - Farol: 5,7 km / 2h40 (via Praia) Encantadas - Fortaleza: 8,8km / 3h30 Encantadas - Gruta: 0,6 km / 15 mimPassagem e Taxa de Visitação:
Valor: sujeito a modificação.Neste preço está incluso a ida e a volta como também, a taxa para o município de Pontal do Paraná fazer a manutenção das vias de acesso ao Terminal de Embarque.
A responsabilidade da travessia é da Associação dos Barqueiros do Litoral e os barcos partem de meia em meia hora na alta temporada, das 8h00 às 20h00.
Telefones Úteis
* Terminal de embarque (Pontal do Sul): 41 3455-1144* Batalhão Polícia Florestal - Força Verde: 41 3426-8004 (Brasília) - 3426-9085 (Encantadas)* IAP: 41 3426-8005* Posto de Saúde: 41 3426-9002 (Encantadas) - 41 3426-8003 (Brasília)* Copel: 0800-51 00116* Defesa Civil: 199
Comentários
Postar um comentário